Núcleo Museológico IVBAM

Atendendo à importância decisiva do Bordado Madeira na economia, cultura e vida social da ilha desde a segunda metade do séc. XIX e nas primeiras décadas do séc. XX, é claramente fundamentada a decisão da criação de um núcleo museológico em sua homenagem.

Este espaço museológico reúne um acervo constituído por peças de Bordado Madeira que datam mais de 150 anos, produzidas concretamente entre a década de 60 do séc. XIX e aos anos 30 do século XX.

No salão principal, onde foi recriado um ambiente romântico característico dos séculos XVIII e XIX, mediante a inclusão de peças de mobiliário e outras peças de arte decorativa, encontram-se expostas, em manequins e vitrines, diversas peças de vestuário com aplicações ou integralmente em Bordado Madeira.

Numa segunda sala, é mantido o mesmo tipo de ambiente e para além de peças de artes decorativas e utilitárias incluindo inúmeras em Bordado e outras inerentes ao processo produtivo do Bordado, foi recriado um ambiente de alcova onde podem ser apreciadas peças de roupa íntima, roupas de cama, toalhas e outros acessórios.