Notícias

ARTESANATO DA MADEIRA PRESENTE NA 42ª FEIRA NACIONAL DE ARTESANATO DE VILA DO CONDE

ARTESANATO DA MADEIRA PRESENTE NA 42ª FEIRA NACIONAL DE ARTESANATO DE VILA DO CONDE

Irá  realizar-se entre os dias 27 de Julho e 11 de Agosto, a 42ª Edição da Feira Nacional de Artesanato, em Vila do Conde.

Esta feira de grandes dimensões destaca-se entre as demais, uma vez que é considerada a melhor e maior mostra das artes tradicionais, divulgando aos visitantes, tanto nacionais como internacionais, a diversidade cultural portuguesa. Ao longo dos anos a adesão por parte do público tem aumentado, sendo que atualmente conta com uma média de 400 mil visitantes por ano e reúne cerca de 150 módulos, 190 expositores, 60 artesãos a trabalhar ao vivo e 90 concelhos presentes, para além da Região Autónoma da Madeira.

No âmbito das competências do Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, e dando continuidade às ações de proteção, divulgação e promoção do Artesanato Regional,  a Madeira está representada por seis artesãos certificados pelo IVBAM, sendo eles, João Gomes (fabrico de miniaturas), Duarte Abreu (fabrico de artigos em pele incluindo a bota chã), Emanuel Nóbrega (tanoaria). Francisco Teixeira, Ana Gomes e Vera Andrade, são três ceramistas que irão marcar presença, tendo em conta que este ano, a Feira Nacional de Artesanato dá especial destaque à cerâmica.

 Esta ação promocional é cofinanciada em 85% por fundos comunitários, veiculados pelo Programa Madeira 14-20, sendo o restante montante suportado pelo orçamento regional.