Notícias

Bispo do Funchal "ornamentado" com paramentos em Bordado Madeira

Bispo do Funchal "ornamentado" com paramentos em Bordado Madeira

 

Durante as comemorações dos 500 anos da escolha de S. Tiago Menor como padroeiro principal da Diocese do Funchal, no passado dia 17 de Outubro de 2021, foram apresentados pelo Sr. Bispo D. Nuno Brás paramentos episcopais em cor vermelha, com aplicações em Bordado Madeira em linha dourada.

Estes paramentos foram ofertados ao Bispo do Funchal D. Nuno Brás, no passado dia 6 de outubro 2021, na sede do IVBAM, pelo Secretário Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SRA) Humberto Vasconcelos, acompanhado da Presidente do Instituto do Vinho, Bordado e Artesanato da Madeira (IVBAM), Paula Jardim Duarte precisamente para serem utilizados nesta celebração histórica da cidade do Funchal, a Peregrinação das Relíquias de São Tiago Menor.

Fazendo referência às palavras de elogio proferidas pelo Secretário Regional da SRA, Humberto Vasconcelos, aquando da entrega dos referidos paramentos, “Trata-se de um trabalho brilhante, também ele elogiado por D. Nuno Brás, que enaltece a importância e singularidade das mãos das Bordadeiras da Madeira”.

De referir que estes paramentos episcopais são da autoria da desenhadora Graciela Jesus e da Bordadeira Cecília Manuela Gomes. 

Esta ação surge no seguimento da iniciativa realizada no ano passado, pela altura do natal, em que foram ofertados paramentos episcopais com aplicações em Bordado Madeira, e utilizados na “Missa do galo”, para assinalar precisamente a época Natalícia de uma forma ainda mais madeirense do que o habitual.

Considerando que uma das missões do IVBAM, IP-RAM é promover, salvaguardar e proteger a marca Bordado da Madeira, esta é também uma forma de promover uma das artes mais antigas da etnografia e da cultura madeirense, ficando o Bordado Madeira em grande evidência nos paramentos do Senhor Bispo do Funchal.

Esta ação, promovida pelo IVBAM, IP – RAM, foi cofinanciada em 85% no âmbito do Programa Madeira 14-20 - Plano Promocional do Bordado Madeira e Artesanato Regional.