Notícias

Bordado Madeira presente na Homo Faber

Bordado Madeira presente na Homo Faber

Realiza-se em Veneza, na ilha de San Giorgio Maggiore, entre 14 e 30 de Setembro a exposição “Homo Faber”, um importante evento que consta de uma exposição das melhores artes e ofícios da Europa, cuja organização está a cargo da Fundação Michelangelo  e da Fundação Cologni.

Criado por uma equipa escolhida a dedo de designers, curadores e arquitetos de classe mundial, o Homo Faber pretende colocar os melhores artesãos da Europa no centro do palco, proporcionando uma experiência única e memorável para os visitantes. 

Homo Faber é uma expressão que foi cunhada pela primeira vez durante a Renascença que celebra a infinita criatividade dos seres humanos", diz Johann Rupert, co fundador da Fundação Michelangelo. “A exposição fornecerá uma visão panorâmica do fino artesanato europeu, mas terá, no entanto, uma tendência singular: o que os seres humanos podem fazer melhor do que as máquinas.” 

 “Escolhemos Veneza para esta exposição, não só porque é um bastião da cultura e um local de beleza inigualável”, explica Franco Cologni, co fundador da Fundação Michelangelo, “mas também porque Veneza é hoje e sempre foi um centro europeu para intercâmbio e conexão internacional”.

O evento é contemporâneo à Exposição Bienal de Arquitetura para oferecer aos visitantes, influenciadores e testadores a possibilidade de estabelecer contato com o mundo artesanal. Ocupando cerca de 4.000 metros quadrados, esta exposição será a maior já realizada na Fondazione Giorgio Cini e oferecerá ao público a oportunidade de explorar uma variedade de espaços geralmente não abertos a eles.

A Fundação Cologni dei Mestieri d’Arte, Fundação Bettencourt Schueller, a Fundação Giorgio Cini, a Triennale do Museu Milano Design são parceiros da Fundação Michelangelo na organização deste evento.

Paralelamente à exposição, decorrem conferências todos os dias e concertos nos dia 28, 29 e 30 de setembro, na abadia do convento, monumento do séc. XVI, de grande valor arquitetónico e histórico, onde ainda hoje vivem monges.

O Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato foi convidado pela Fundação Michelangelo a participar nesta exposição com o Bordado Madeira, fazendo parte de uma seleção de 20 produtores de artigos de luxo europeus.

Este convite surgiu na sequência da aposta na promoção por parte do IVBAM deste produto emblemático da Madeira e da publicação de um artigo na Revista “Mestieri d’Arte & Design” editada pela Fundação Cologni dei Mestieri d’Arte, em Dezembro de 2017, no capítulo “Eccellenze dal mondo.

A exposição decorrerá em 12 salas com temas diversos, decoradas por um especialista e subordinadas a diferentes temas, desde o design, a moda, a decoração, as raridades, a decoração de interiores, o restauro e o luxo, estando o Bordado da Madeira inserido neste último tema. Para além dos produtos acabados, os artistas/artesãos de cada área estarão a trabalhar ao vivo e no caso da Madeira, deslocar-se-ão duas bordadeiras para esse efeito.

A fim de divulgar este evento por toda a europa, o canal de televisão Euronews (o canal de notícias mais visto na Europa, transmitido em 12 línguas) foi incumbida de realizar um documentário sobre 5 dos artesãos presentes na exposição e mais uma vez, o Bordado Madeira foi selecionado.

O documentário daqui resultante pode ser visto em:

http://www.euronews.com/programs/focus.

 e ainda na revista da Euronews, de lifestyle e luxo ,on line « Living it »

O convite dirigido ao IVBAM  para participar num evento desta envergadura, vem dignificar grandemente o Bordado  Madeira e posicioná-lo como artigo de luxo, a par de marcas internacionais como Cartier, Van Cleef & Arpels, Chanel, Montblanc,  Louis Vuitton, Dolce e Gabbana, entre outras. 

Esta ação promocional é cofinanciada em 85% por fundos comunitários, veiculados pelo Programa Madeira 14-20, sendo o restante montante suportado pelo orçamento regional.

Mais informações sobre Homo Faber 2018 em: www.homofaberevent.com