Notícias

IVBAM atribui prémios a Artesãos Certificados e a Bordadeiras de Casa

IVBAM atribui prémios a Artesãos Certificados e a Bordadeiras de Casa

O Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira (IVBAM) no âmbito das suas atribuições de valorização e preservação do Artesanato e do Bordado da Madeira, anunciará, no dia 27 de novembro, pelas 16h, os vencedores da 2ª edição do Prémio de Valorização do Artesanato Regional e atribuirá os prémios às “Bordadeiras de Casa da Madeira” com melhor execução, no corrente ano.

Esta cerimónia conjunta acontecerá no salão nobre do Instituto do Vinho, Bordado e Artesanato da Madeira (IVBAM), contando com a presença da Sra. Secretária Regional de Agricultura e Ambiente, Dra. Rafaela Fernandes e do Sr. Presidente do Governo Regional, Dr. Miguel Albuquerque.

Para a 2ª edição do Prémio de Valorização do Artesanato Regional, o IVBAM, desafiou a inspiração dos artesãos regionais, que sob o tema: “Vinhedos que Moldam”, numa clara alusão aos diferentes sectores tutelados pelo Instituto, foram convidados a apresentar as suas propostas artísticas, agrupando-as em duas grandes vertentes, a do artesanato Tradicional e Contemporâneo. Nas duas categorias de prémios, concorreram 15 artesãos, resultando na produção artística de 17 peças de artesanato, que estiveram em exibição na Loja do Artesanato da Madeira, entre os dias 5 a 21 de Julho, com vista a serem apreciadas e votadas pelos visitantes.

O processo de votação para o apuramento dos premiados, nas diferentes categorias, foi realizado através de votação presencial e on-line, permitindo desta forma, uma maior divulgação dos artesãos e respetivas peças, nas redes sociais, garantindo desta forma, a promoção do evento da responsabilidade do IVBAM. Terminado período de votação, coube a um painel de júris com competência para o efeito, rececionar e avaliar as propostas, definindo e apresentando resultados finais.

Relativamente ao Prémio de Qualidade das Bordadeiras, que vem sendo atribuído há mais de 4 décadas, o IVBAM, pretende distinguir 30 Bordadeiras de Casa da Madeira, que ao longo do ano corrente, se destacaram pela qualidade da execução dos seus trabalhos, privilegiando as suas competências técnicas e profissionais, bem com a sua capacidade de interpretação do desenho.

Este reconhecimento é efetivado através da atribuição de prémios financeiros, assumindo-se como um fator de valorização social e cultural das Bordadeiras de Casa da Madeira, velando desta forma, pela sustentabilidade deste sector, mediante a aposta permanente na qualidade do trabalho desenvolvido com perfeição e rigor, um dos pilares assentes na estratégia assumida pelo IVBAM, para o Bordado Madeira.

O Governo Regional da Madeira, através da Secretaria Regional de Agricultura e Ambiente reafirma desta forma, a sua aposta nos setores das artes tradicionais da Região, atribuindo um apoio financeiro, aos artesãos reconhecidos e às bordadeiras de casa, num valor total de 12.000,00€.