Notícias

IVBAM promove Bordado e Artesanato da Madeira na Festa da Flor de 2023

IVBAM promove Bordado e Artesanato da Madeira na Festa da Flor de 2023

O Instituto do Vinho, Bordado e Artesanato da Madeira (IVBAM), no âmbito da Festa da Flor, que decorre entre 27 de abril a 21 de maio, promoverá uma panóplia de ações que visam reforçar a promoção do Bordado e do Artesanato da Madeira.

Entre as quais destacamos:

- Espaço expositivo do Bordado Madeira e do Artesanato Regional

Este espaço localizado na Avenida Arriaga, junto à Sé do Funchal, irá acolher, alternadamente, vários tipos de produtos artesanais, feitos com recurso a diversos materiais e técnicas, tais como, botas e peças alusivas ao tecido regional, bijuteria, azulejaria, tanoaria, cerâmica e claro, Bordado Madeira, inspirando madeirenses e turistas para requintadas prendas e souvenirs.

Entre 27 de abril e 7 de maio, o Bordado Madeira estará representado por quatro empresas produtoras de Bordado Madeira, designadamente: Gês Bordados, Bordal – Bordados da Madeira, Abreu & Araújo e Casa do Turista. De 8 a 21 de maio, será a vez do Artesanato da Madeira, o qual far-se-á representar por trinta artesãos de diferentes artes.

- Exposições de Bordado Madeira nas principais “portas de entrada” da ilha da Madeira

Considerando a grande afluência de turistas, nesta época do ano, o Bordado Madeira será promovido com exposições no Aeroporto da Madeira e Porto do Funchal.

 

- Exposição de Bordado Madeira no Centro Comercial La Vie Funchal

Entre 27 abril e 8 de maio, sob o mote “A Flor que inspira, o Bordado que a eterniza” será realizada uma exposição com base na imagem/fotografia, realçando as peças de Bordado Madeira em ambientes exteriores, rodeados de flores e natureza, incentivando madeirenses e turistas a apreciarem esta arte tão nobre da Madeira.

- Promotoras de Bordado Madeira na cidade do Funchal

Durante a Festas da Flor serão efetuadas ações pontuais com promotoras elegantemente vestidas com Bordado Madeira, as quais farão distribuição de vouchers desconto a utilizar nas casas de Bordado Madeira, entre o Mercado dos Lavradores e a Avenida Arriaga, percurso este onde se localizam as respetivas casas de Bordado Madeira.

Com estas ações, o IVBAM pretende dinamizar os sectores do Bordado e do Artesanato da Madeira, sectores estes de grande relevância cultural para a Ilha da Madeira e que dependem em grande escala do turismo.

Com efeito, a Festa da Flor é um dos principais cartazes turísticos da RAM, atraindo anualmente milhares de turistas, os quais se encantam com o cumprir das nossas tradições e para os madeirenses esta é também uma festa muito acarinhada e que motiva a sua deslocação ao centro da cidade do Funchal.

 In JM 27.04.2023