Notícias

IVBAM promove Bordado Madeira junto de docentes da Educação Artística

IVBAM promove Bordado Madeira junto de docentes da Educação Artística

O Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira (IVBAM), com o intuito de reforçar a aposta na valorização e preservação do Bordado Madeira, proporcionará uma “oficina formativa”, na área do Bordado Madeira, a 17 docentes da área da Educação Artística, já nesta quarta-feira, 22 de novembro.

 

Esta ação decorre de parceria entre o IVBAM e a Direção de Serviços de Educação Artística (DSEA), na qual ambos assumem um papel de agentes transmissores de conhecimento deste produto singular, tão representativo da cultura e identidade regional, o Bordado Madeira. "Com efeito, a classe docente, tendo em conta a sua proximidade aos jovens, assume um papel de relevo na divulgação e consequente preservação desta arte, razão pela qual se preconiza a continuação deste tipo de ações conjuntas", refere um comunicado do IVBAM que, para esta ação, preparou um roteiro formativo recheado de conteúdos programáticos, incluindo projeção de vídeos, bem como exposição de todo o processo produtivo do Bordado Madeira.

 

Os docentes/formandos poderão experienciar algumas das etapas mais características deste ofício, nomeadamente: o desenho, a estampagem e a própria arte e ofício de bordar, sempre acompanhados pela monitora e desenhadora de Bordados do IVBAM e por uma Bordadeira de casa.

 

A complementar a parte de experimentação será também disponibilizado aos formandos material de apoio, que os mesmos poderão posteriormente trabalhar em contexto de sala de aula, dando assim continuidade a esta formação.

Esta oficina formativa ocorrerá nas instalações do IVBAM, sitas à Rua Visconde de Anadia, 44, no Funchal, e evidencia o compromisso deste Instituto para com a salvaguarda desta técnica que se enquadra como arte e ofício tradicional da Região Autónoma da Madeira.

 

In JM | 21.11.2023