Notícias

Joana Vasconcelos de visita à Madeira a convite do IVBAM, IP_RAM

Joana Vasconcelos de visita à Madeira a convite do IVBAM, IP_RAM

Entre os próximos dias 15 e 17 encontra-se de visita à Madeira a conceituada artística plástica portuguesa, Joana Vasconcelos, a convite do Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira (IVBAM, IP-RAM).

 Tendo em conta o particular apreço que os trabalhos artísticos de Joana Vasconcelos revelam no respeito ao estatuto da mulher, na identidade nacional e nas dicotomias artesanal/industrial, tradição/modernidade esta visita reveste-se de particular importância no que respeita o Bordado Madeira. Neste contexto o IVBAM, IP-RAM irá reunir com a artista numa perspetiva de criar uma futura parceria em prol da valorização e promoção do Bordado Madeira.

 No roteiro de visita, para além do Núcleo Museológico do Bordado Madeira e do departamento de certificação e selagem do Bordado Madeira, estão incluídas visitas às bordadeiras de casa e a algumas das empresas produtoras de Bordado Madeira, de forma transmitir o contexto e cadeia de produção deste produto emblemático da Madeira.

 O IVBAM, IP-RAM considera de toda a relevância a criação de parcerias com artistas como a Joana Vasconcelos, que conta com trabalhos extraordinários que enchem de orgulho a identidade portuguesa, como forma de dignificar e homenagear o Bordado Madeira e preservar esta arte na memória das gerações hodiernas e futuras.

 Esta visita é cofinanciada em 85% por fundos comunitários, veiculados pelo Programa Madeira 14-20, sendo o restante montante suportado pelo orçamento regional.