Notícias

Bordado Madeira novamente em foco no Mercado Nacional pela mão do Designer de Moda português Filipe Faísca

Bordado Madeira novamente em foco no Mercado Nacional pela mão do Designer de Moda português Filipe Faísca

 

O Bordado Madeira estará  novamente em destaque no próximo dia 14, no importante evento, o Moda Lisboa através do trabalho do reconhecido  estilista Filipe Faísca.

Pelas 18H30, no Pavilhão Carlos Lopes será apresentada a sua coleção Primavera/Verão 2019, denominada “Inocência”, toda ela subordinada ao tema do Bordado Madeira. 

INSPIRAÇÃO

Começa-se por revisitar a História contada através do tradicional Bordado da Madeira – cuja origem remonta ao século XV com a descoberta da ilha às mãos das fidalgas, apesar de só desde meados do século XIX estar documentada a sua venda e exportação – in­tegrando-o no guarda-roupa da mulher moderna. A viagem começa no Núcleo Museológico do Instituto do Vinho e do Bordado da Madeira (IVBAM), mergulhando no arquivo existente, rico em toalhas de mesa, colchas ou aplicações bordadas, e numa visita às casas das bordadeiras espalhadas pelo território insular, onde a arte, que se tornou um motor económico e um cartão de visita da Madeira além fronteiras, se executa diariamente com cantigas à mistura.

                                                              COLECÇÃO

Esta segunda parte do projeto correlaciona o contato com a natureza decorrente de uma nova visita à Madeira com uma pesquisa intensiva do traje japonês.

A natureza surge concretizada em flores e insetos, nos anos 60 e 70,na cultura Japonesa, na silhueta e nos seus padrões, que têm, por exemplo, na borboleta, na abelha e na libelinha, desde tempos ancestrais, um grande significado espiritual, simbólico e artístico.

Note-se que, enquanto na primeira parte do projeto foi realizado um ready made, através de peças acabadas como toalhas quadradas, circulares, retangulares e guardanapos que deram origem a peças de pronto a vestir, nesta segunda parte, adaptar-se-á o bordado ao molde do padrão da peça idealizada/desenhada pelo criador. Trabalho muito mais minucioso que exige muito pormenor, do encaixe do desenho com o padrão.

Esta coleção primavera-verão tem por base a intuição do designer  passar das mãos para os tecidos da sua criatividade.

Este projeto resulta de um esforço de promoção por parte do IVBAM junto do Mercado nacional, com a finalidade de promover a inovação do produto.

A adaptação desta arte às novas tendências, com vista a um maior nível de vendas e potencial crescimento sustentado do setor neste mercado é imprescindível

A realização desta ação enquadra-se no Plano Promocional do Bordado Madeira e Artesanato Regional, cofinanciado no âmbito Programa Operacional “Regional da Madeira 2014-2020”, em 85% por fundos comunitários, sendo o restante montante suportado pelo orçamento regional.